Pão de queijo

Alimente-se bem mesmo trabalhando muito

O relógio do celular marca 6:30 quando fecho a porta de casa e saio para tomar o ônibus para o escritório. Das 7:30 às 17:00, às vezes até um pouco mais, realizo análises financeiras, avalio indicadores e discuto resultados com analistas, gerentes e diretores. Às 18:30 inicia-se o segundo turno, na Vivah Gastronomia, e trabalho até às 23:00 criando, analisando e executando estratégias que valorizam a boa vida.

Com jornadas de trabalho assim longas, ultrapassando às 16 horas, é difícil manter uma alimentação de qualidade e não ceder às comodidades do mundo moderno: alimentos industrializados cujos rótulos trazem nomes que são difíceis de associar àquilo que chamamos de comida.

Depois de anos experimentando diferentes alternativas, encontrei uma que realmente mudou minha vida: troquei de geladeira. A vida de um bon vivant que não dispõem de muito tempo para preparar suas refeições é outra com o advento de uma geladeira que possua um bom congelador (o meu tem 80 litros).

Há uma grande opção de alimentos que podem ser preparados no final de semana e congelados para serem consumidos posteriormente, na correria do dia a dia, na preguiça de um outro final de semana ou para oferecer às visitas que chegam de surpresa!

Do meu congelador para meu prato, já passaram muitas opções que serviram café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

O cheiro de pão de queijo ou pão de batata assando é um convite adicional à apreciação da comida. Podem ser assados logo pela manhã, para começar bem o dia ou para um lanche rápido.

Pizza e quibe assado são outras opções para um lanche rápido. Depois de abrir a massa, pré-asse a pizza com um pouco de molho de tomate, deixando a montagem do recheio para quando for consumir. O quibe assado, além de mais saudável, faz muito bagunça na cozinha (o que economiza tempo). Eu monto em uma forma e congelo em porções individuais.

Quando a fome é maior, eu recorro às massas! Eu faço a minha com farinha integral e guardo lasanhas e canelones já montados. Levo para o forno ainda congelada e 45min depois, com uma única vasilha suja, tenho uma deliciosa refeição!

Almondegas são opções flexíveis que podem salvar qualquer momento, almoço ou jantar. Podem ir direto para o pão, em um sanduíche com queijo e tomate, ou incrementar uma boa macarronada.

E para os momentos de gordice, hambúrguer! É preciso um planejar essas ocasiões, pois os hambúrgueres precisam ser descongelados antes do preparo, mas garanto que vale a pena. Deixe para temperar com sal e pimenta quando estiver preparando para o consumo.

Outros preparos ainda estão na minha lista para testes futuros como sopas, sorvetes, pães e quiches.

Complemento minhas opções de alimentos saborosos para uma vida agitada com sanduiches leves e chás gelados, preparados na noite anterior, iogurte caseiro, preparado uma vez por semana, e frutas, que são compradas uma vez por semana em feiras ou no mercado próximo de casa.

Savarin diz que Deus nos obriga a comer pela fome e recompensa-nos com o prazer de comer. Foi seguindo esta filosofia que transformei o que seriam pausas para comer em vários momentos de prazer que me dão energia para seguir o dia. Te convido a ser também um bon vivant e, mesmo no agitado mundo moderno, prestar atenção ao seu alimento e buscar opções mais saborosas e saudáveis.

Uma ideia sobre “Alimente-se bem mesmo trabalhando muito

  1. Marely

    É interessante que no mundo moderno, tem empresas e pessoas que se voltam a boa alimentaçao, considerada por muitos “impraticável” ou isso pertence aos “antigos”. De fato uma boa alimentaçao reflete na saúde. Meus parabéns.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>