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Em gastronomia, não existe concorrência!

Podem me chamar de louco, mas para mim, não existe concorrência na gastronomia! Estou convencido disso e vou tentar te convencer disso também.

Claro que você já ouviu falar “bolo de cenoura com chocolate igual à da minha tia não tem”. E não tem mesmo, e isso também funciona em uma cozinha profissional. Quantas vezes você vai à um estabelecimento só para comer “aquela” coxinha ou em outro para saborear “aquele” risoto.

Esta constatação pode ser decepcionante também. Você costumava ir frequentemente em um restaurante e, de uma hora para outra, percebe que os pratos não estão saindo mais apetitosos como antigamente. Depois de consultar o garçom descobre que “o cozinheiro não trabalha mais na casa”.

Busque na memória alguns exemplos: aquela pizza, aquele sanduíche ou aquela sopa. Tenho certeza que outros vários pratos também surgirão.

“Ok, mas e o chopp? ou uma taça de vinho?” você deve estar se perguntando. “Todos saem do mesmo fabricante, da mesma garrafa”. Neste caso, você tem razão, mas nem por isso a experiência é a mesma.

Quando estamos comparando estabelecimentos entregando o mesmo produto, o serviço se torna o grande diferencial. E, ao contrário do que muitos podem pensar, isso também é gastronomia.

O serviço deve estar condizente com a proposta dos pratos, até mesmo pode ser um complemento ou continuação do preparo na cozinha, ou ainda, no mínimo não pode atrapalhar. Quantas vezes você deixou de ir em um local por causa daquele serviço que não foi muito bem executado?

Certa vez, em uma conversa informal com um dono de cafeteria ele denominou a cafeteria próxima à ele como seu concorrente. Engoli meu café e bravejei: “Em gastronomia, não existe concorrência!”, começando a tagarelar um pouco do que você está lendo agora neste post.

Alguns minutos depois, percebemos juntos as enormes oportunidades que ele deixou de fazer por se preocupar com seu concorrente. Algumas oportunidades de desenvolver vivências gastronômicas surgiram inclusive.

Seja pelo que sai da cozinha, ou pelo serviço até a mesa, a gastronomia sempre encontra espaços para se diferenciar. E em muitos casos, são estas oportunidades de se diferenciar que um estabelecimento ou uma marca se potencializa.

E se mesmo assim, você encontrar um prato e um serviço igualmente suficiente para chamar de concorrente. Me chame, pois sou melhor em convencer com um espresso ao lado.

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